O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, anunciou nesta terça-feira (29) que recursos naturais não cultivados nos Estados Unidos, como café e cacau, podem ser isentos de tarifas de importação em futuros acordos comerciais. A declaração foi feita durante uma entrevista ao programa 'Squawk Box', da CNBC, onde Lutnick destacou a intenção do presidente Donald Trump de estabelecer tarifas zero para esses produtos em negociações com países produtores, incluindo a Indonésia e a União Europeia.
Lutnick explicou que, ao firmar acordos comerciais, os EUA podem permitir a entrada de produtos como manga e abacaxi sem tarifas, desde que não sejam cultivados internamente. Ele mencionou que a Europa já trouxe a cortiça, que também entra nos EUA sem tarifas. A proposta está alinhada com o 'Acordo de Comércio Recíproco entre os Estados Unidos e a Indonésia', que menciona a possibilidade de redução tarifária para commodities não produzidas nos EUA.
Embora a Indonésia tenha concordado com uma tarifa de 19% para seus produtos, há a expectativa de que o café e o cacau possam eventualmente ter tarifa zero. No entanto, Lutnick não se pronunciou sobre a situação de produtos tropicais de países sem acordos com os EUA, como o Brasil, que fornece um terço do café consumido no país. A iminente ameaça de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto, pode impactar significativamente esse comércio, especialmente em um contexto de tensões políticas entre os dois países.