O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, anunciou neste domingo (27) que as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros entrarão em vigor no dia 1º de agosto, sem possibilidade de prorrogações. A declaração foi feita durante uma entrevista à Fox News e divulgada pelo perfil oficial da Casa Branca na rede social X.
Lutnick enfatizou que, a partir da data estipulada, a Alfândega dos EUA começará a arrecadar os valores referentes às tarifas. Apesar da imposição, o secretário destacou que os países ainda poderão negociar com o governo americano, afirmando que o presidente Donald Trump está aberto ao diálogo.
As tarifas foram justificadas por Trump em uma carta ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, onde o presidente dos EUA criticou a relação comercial entre os dois países, alegando que o Brasil tem realizado ataques à liberdade de expressão e interferido em assuntos internos dos EUA. A medida, que também afeta outras nações, visa pressionar países a abrirem seus mercados, segundo o presidente americano.