O Secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, anunciou que as tarifas comerciais, programadas para entrar em vigor em 1º de agosto, não sofrerão adiamentos. Em entrevista à Fox News, Lutnick declarou: "Sem mais períodos de carência". Ele enfatizou que, apesar da implementação das tarifas, o governo americano estará aberto ao diálogo com outros países. "O presidente está definitivamente disposto a negociar e conversar com as grandes economias", afirmou.
Lutnick também destacou que as receitas geradas pelas tarifas podem alcançar US$ 700 bilhões anualmente, totalizando até US$ 7 trilhões em uma década. Segundo o secretário, os acordos comerciais firmados pela administração Trump têm proporcionado novas oportunidades para os exportadores americanos, especialmente nos setores agrícola e industrial, que, segundo ele, nunca tiveram acesso a esses mercados antes.
O secretário acredita que o aumento das exportações resultará em benefícios econômicos significativos para os Estados Unidos, prometendo que "o crescimento das exportações pagará por tudo" e contribuirá para a riqueza dos cidadãos americanos, além de elevar a receita fiscal do governo.