Os Estados Unidos, por meio de seu encarregado na embaixada em Brasília, manifestaram interesse em acessar minerais essenciais para o setor de tecnologia, em meio a tensões comerciais com o Brasil. A declaração ocorre a apenas oito dias da data limite estabelecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou não ter recebido sinais de disposição para negociações por parte da Casa Branca.
Em outra frente, o governo brasileiro iniciou a devolução de valores descontados ilegalmente de aposentados e pensionistas do INSS. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu não decretar prisão preventiva contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, considerando que ele descumpriu uma medida cautelar em um caso isolado.
No cenário internacional, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou que reconhecerá o Estado Palestino em setembro, enquanto autoridades russas confirmaram que não há sobreviventes após a queda de um avião com quase 50 pessoas. No Brasil, estatísticas alarmantes revelam novos recordes de estupros e feminicídios, evidenciando uma crescente crise social no país.