Os Estados Unidos estão promovendo um cessar-fogo de 60 dias entre Israel e o Hamas, que inclui a libertação gradual de reféns e a retirada de tropas israelenses de partes da Faixa de Gaza. O presidente Donald Trump anunciou que espera que as negociações para a resolução do conflito sejam concluídas ao longo desta semana. "Estamos conversando e, com sorte, vamos resolver isso ao longo da próxima semana", declarou Trump a repórteres neste domingo (13).
Além do apoio ao cessar-fogo, Trump confirmou o envio de sistemas de defesa aérea Patriot para a Ucrânia, ressaltando a necessidade de reforçar a defesa do país diante da ofensiva russa. O presidente norte-americano não especificou a quantidade de mísseis que serão enviados, mas afirmou que a União Europeia reembolsará os Estados Unidos pelo custo. "Vamos enviar a eles os Patriots, que eles precisam desesperadamente", afirmou Trump, criticando a postura do presidente russo, Vladimir Putin.
Trump também revelou planos de se reunir com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, nesta semana para discutir a situação na Ucrânia e outros assuntos relevantes. Em uma declaração adicional, o presidente expressou seu desejo de que Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, renuncie ao cargo, afirmando que seria algo positivo para a economia americana.