A Comissão Europeia anunciou que a implementação do Etias, sistema de autorização de viagem para turistas isentos de visto que desejam visitar a Europa, foi adiada para o último trimestre de 2026. A medida, que inicialmente entraria em vigor em 2024 e depois foi transferida para 2025, afetará cidadãos de mais de 59 países, incluindo brasileiros, que planejam viajar ao Espaço Schengen por até 90 dias.
Além do adiamento, a taxa para obtenção da autorização aumentou de 7 para 20 euros, equivalente a aproximadamente R$ 130,59. Segundo a Comissão Europeia, o reajuste é justificado pela inflação acumulada desde 2018 e pelos custos operacionais do sistema. A autorização deverá ser solicitada online antes do embarque e terá validade de três anos ou até o vencimento do passaporte.
Estão isentos do pagamento da taxa indivíduos com menos de 18 anos, maiores de 70, diplomatas, familiares de cidadãos da União Europeia e portadores de autorização de residência em um país do bloco. Antes da implementação do Etias, o EES (Entry/Exit System) entrará em vigor em outubro de 2025, registrando dados biométricos de viajantes que entram e saem da Europa.