Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) identificaram padrões que influenciam a ocorrência e a gravidade de acidentes em rodovias paranaenses. O estudo, realizado entre 2004 e 2024, utilizou técnicas de mineração de dados e inteligência artificial, analisando dados do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Os resultados mostraram que a presença de perímetro urbano está associada a um aumento de 90% na ocorrência de acidentes. Outros fatores significativos incluem a presença de faixas adicionais, maior sinuosidade do terreno e iluminação insuficiente. Para a gravidade dos acidentes, a pesquisa revelou correlações com a presença de perímetro urbano e baixa iluminação, entre outros fatores.
Os pesquisadores aplicaram quatro técnicas de mineração de dados, destacando o uso do software CBA (Classification Based on Associations) para prever acidentes fatais. O estudo visa contribuir para a redução de acidentes, sugerindo medidas como a implantação de vias de contorno e melhorias na sinalização. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que mais de 3,5 mil pessoas morrem diariamente em acidentes de trânsito no mundo, com o Brasil registrando mais de 6 mil mortes em rodovias federais apenas em 2024.