Um novo estudo do Instituto Esfera, divulgado ao Poder360, sugere uma modernização da ponte aérea entre São Paulo (Congonhas) e Rio de Janeiro (Santos Dumont). A proposta, desenvolvida pelo professor Maurício Bugarin da Universidade de Brasília (UnB), pode aumentar a receita das companhias aéreas em até 77% e reduzir a judicialização do setor, que atualmente concentra 98% das ações judiciais contra empresas aéreas no mundo.
O modelo propõe um sistema tarifário flexível, onde a remarcação de passagens seria gratuita, funcionando como um 'seguro embutido' para o consumidor. Essa mudança visa transformar um dos maiores desafios do setor em uma oportunidade de ganhos mútuos, beneficiando tanto as empresas quanto os passageiros. O Grupo Esfera apresentará a proposta aos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, em um evento programado para agosto.
O estudo analisa quatro cenários para a receita esperada por cliente, destacando que mesmo a implementação do modelo mais básico já se mostra mais rentável em situações de risco de emergência de 10% ou menos. No cenário otimista, que considera tanto a flexibilidade quanto o ganho financeiro da compra antecipada, o aumento na receita esperada pode ultrapassar 73%, oferecendo um novo horizonte para a aviação brasileira.