Pesquisadores japoneses publicaram um estudo nas revistas "Cellular and Molecular Biology" e "Nature" que aponta o benzaldeído, um composto encontrado em frutas como amêndoas e damascos, como um agente promissor no combate à metástase e resistência de células cancerosas. A pesquisa destaca que o benzaldeído pode inibir a interação entre duas proteínas, 14-3-3ζ e H3S28ph, que são cruciais para a plasticidade das células tumorais e sua resistência a tratamentos.
A resistência a medicamentos e a metástase são desafios significativos no tratamento do câncer. O estudo demonstra que o benzaldeído não apenas reduz a ativação de proteínas associadas ao desenvolvimento do câncer, mas também reverte a plasticidade epitelial-mesenquimal (EMP) das células cancerosas, dificultando sua capacidade de migração para outros órgãos.
Os pesquisadores realizaram testes em 21 linhagens de células cancerosas e oito não cancerosas, constatando que o benzaldeído foi mais tóxico para as células malignas. Além disso, células que já apresentavam resistência a tratamentos mostraram maior sensibilidade ao composto, indicando seu potencial para ajudar a superar a resistência a medicamentos. Os resultados sugerem um avanço significativo na busca por novas estratégias terapêuticas contra o câncer.