Um novo estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) investiga o impacto do uso de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, na capacidade de aprendizagem e pensamento crítico dos alunos. A pesquisa, que durou quatro meses, envolveu 54 adultos que foram divididos em três grupos: um que utilizou IA, outro que usou mecanismos de busca e um terceiro que escreveu apenas com suas próprias habilidades cognitivas.
Os resultados indicam que os participantes que utilizaram a IA apresentaram um engajamento cognitivo significativamente menor em comparação aos outros grupos. Além disso, eles relataram dificuldades em lembrar citações de suas redações e um menor senso de propriedade sobre o trabalho realizado. Quando os grupos trocaram de método, aqueles que inicialmente usaram IA tiveram um desempenho inferior ao tentar escrever sem assistência, sugerindo um possível déficit cognitivo.
Os autores do estudo, no entanto, alertam que as conclusões são preliminares, uma vez que apenas 18 participantes completaram a fase final do experimento. Eles argumentam que a familiarização com a tarefa pode ter influenciado os resultados, destacando a necessidade de mais pesquisas para entender completamente o impacto da IA na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades críticas.