Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUC-PR e da UTFPR identificaram padrões ocultos relacionados à ocorrência e gravidade de acidentes em rodovias paranaenses. O estudo, realizado entre 2004 e 2024, utilizou técnicas de mineração de dados e inteligência artificial, analisando informações do DER-PR. Os modelos gerados apresentaram altos índices de acerto, superando 94% na identificação de padrões no primeiro período analisado.
Os resultados indicam que a presença de perímetro urbano está associada a um aumento de 90% na ocorrência de acidentes, enquanto fatores como a sinuosidade do terreno e a iluminação insuficiente também contribuem significativamente. Em relação à gravidade dos acidentes, a pesquisa revelou que a presença de perímetro urbano e a baixa iluminação são os principais fatores correlacionados.
Os pesquisadores utilizaram o software CBA (Classification Based on Associations) para prever acidentes fatais com base em variáveis como tipo de via e condições ambientais. O objetivo é fornecer subsídios para a implementação de medidas de mitigação, como melhorias na sinalização e controle de velocidade, visando reduzir a severidade dos acidentes. Dados da OMS apontam que mais de 3.500 pessoas morrem diariamente em acidentes de trânsito no mundo, com mais de 6.000 mortes registradas nas rodovias federais brasileiras em 2024.