Nesta terça-feira, 29 de julho, os estudantes nascidos nos meses de março e abril que participam do programa Pé-de-Meia de 2025 recebem a quinta parcela do incentivo-frequência, no valor de R$ 200. O programa, voltado para alunos da rede pública de ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visa promover a permanência na escola e a conclusão do ensino médio, beneficiando cerca de 3,2 milhões de estudantes em todo o Brasil.
O pagamento do incentivo-frequência é realizado de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento dos alunos. Os depósitos são feitos em contas poupança abertas automaticamente na Caixa Econômica Federal, onde os participantes podem movimentar ou sacar o valor imediatamente, desde que tenham 18 anos ou mais. Para menores de idade, a movimentação requer autorização do responsável legal.
Além do incentivo-frequência, o programa Pé-de-Meia oferece outros benefícios, como o pagamento por matrícula registrada e por conclusão do ensino médio, totalizando até R$ 9,2 mil por aluno ao final do ciclo escolar. O objetivo é democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens brasileiros, incentivando a frequência e a conclusão do ensino médio.