Um levantamento da Serasa revelou que 35% dos estudantes universitários de Goiás estão endividados com instituições de ensino superior, com o desemprego sendo o principal motivo para 22% dos entrevistados. O estudo, realizado em parceria com a Mindminers durante o período de rematrículas, identificou que 48% dos estudantes relatam problemas de saúde mental, como ansiedade intensa e estresse, devido às pendências financeiras.
Em resposta a essa situação, a Serasa lançou 275 mil ofertas de negociação no estado através da plataforma Limpa Nome, com descontos que podem chegar a 95%. Em Goiás, 83.544 estudantes estão inadimplentes, sendo que 34% possuem dívidas superiores a cinco mensalidades e 32% estão com pendências há mais de dois anos. Além disso, 62,3% dos entrevistados têm outras dívidas, como cartões de crédito e contas básicas.
A pesquisa também destaca que 45% dos estudantes precisaram adiar projetos importantes de vida devido ao endividamento. Apesar dos desafios, 64% dos universitários endividados estão otimistas quanto à possibilidade de negociar suas dívidas nos próximos dois anos. A Serasa disponibilizou mais de 7,8 milhões de ofertas de renegociação para 2,8 milhões de estudantes em todo o Brasil, incluindo 275 mil ofertas para os estudantes goianos, com o objetivo de facilitar a recuperação financeira sem comprometer a continuidade dos estudos.