A estudante Camila Ceruti, de 24 anos, se destacou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo que retrata seu último dia como balconista em uma loja de shopping em Blumenau, Santa Catarina. O vídeo, que já acumula mais de 2 milhões de visualizações no TikTok, marca a transição da jovem da touca higiênica para o capelo da formatura em Medicina, programada para esta sexta-feira, 11 de outubro.
Camila, que sempre estudou em escolas públicas, começou sua trajetória empreendendo ao vender doces durante o ensino médio. Em 2019, foi aprovada na Universidade Regional de Blumenau (Furb) para o curso de Medicina, que na época custava R$ 7 mil mensais. Graças a uma bolsa integral, ela pôde iniciar seus estudos, mas ainda assim precisou trabalhar para se sustentar, conciliando a carga horária intensa da faculdade com empregos informais.
Durante sua formação, a estudante enfrentou desafios e críticas sobre sua capacidade de conciliar trabalho e estudos. Para contornar a situação, Camila começou a fazer doces em horários livres e, posteriormente, conseguiu um emprego como freelancer em um restaurante. Apesar da rotina exaustiva, ela manteve o foco nos estudos, sendo representante do Brasil em um congresso da ONU no Paquistão no ano passado, uma viagem financiada pela venda de seus doces.
Agora, prestes a se formar, Camila planeja obter seu registro no Conselho Federal de Medicina (CRM) e iniciar sua carreira na clínica médica, com a intenção de atuar na saúde pública. "Quero ajudar minha família e fazer a diferença na comunidade", afirmou a jovem, que se tornou um exemplo de perseverança e determinação para muitos.