Os Estados Unidos enfrentam um desafio crescente em sua relação comercial com a China, conforme destacou João Landau, sócio-fundador da Vista Capital, durante um painel na Expert XP 2025, realizado na última sexta-feira (25). Landau afirmou que a potência asiática se mostra como "vencedora em todos os casos" no embate econômico, e que a administração Trump não conseguirá conter esse avanço.
Durante a discussão, mediada por Gustavo Pires, sócio-diretor executivo da XP, Landau ressaltou a "explosão de produtividade" da economia chinesa, atribuída a fatores como energia barata, investimentos em infraestrutura e tecnologia. Ele observou que a China, após um ciclo de crescimento inicial focado em manufatura simples, está agora entrando em uma nova fase, impulsionada por inovações tecnológicas.
O especialista também identificou dois elementos cruciais para o sucesso da China: a capacidade de evitar a armadilha da classe média e a ausência de lobbies que poderiam interferir no mercado. Landau acredita que essa abordagem permitirá à China acelerar seu crescimento, resultando em um novo aumento do PIB per capita.
Por fim, Landau sugeriu que, para competir com a China, os Estados Unidos deveriam priorizar uma agenda de produtividade, abordando questões como energia nuclear e regulamentações. Ele concluiu que, neste momento, a China está mais bem preparada para enfrentar os desafios do comércio global.