Estudantes do Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, em Salvador, vivenciam uma abordagem inovadora no ensino médio em tempo integral, que vai além do currículo tradicional. Com uma infraestrutura que inclui quadra de esportes, piscina, laboratórios e uma sala de acolhimento psicológico, a escola busca atender às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com neurodivergências.
Durante uma visita de jornalistas, a diretora Liliane Fonseca destacou que os alunos são protagonistas na elaboração das atividades escolares, apresentando as instalações e participando ativamente do processo educacional. A unidade, inaugurada há três anos, foi a primeira a implementar o modelo de tempo integral no estado, alinhando-se às diretrizes do governo federal para a educação.
O assessor da Secretaria de Educação da Bahia, Manoel Calazans, enfatizou a importância de adaptar as atividades às singularidades de cada comunidade, ressaltando que o ensino integral deve ir além da mera carga horária. Com 135 mil alunos matriculados em tempo integral na Bahia, a escola Pedro Paulo Marques se destaca por oferecer uma variedade de atividades que incentivam a permanência dos jovens no ambiente escolar.
A estudante Livy Vitória, de 16 anos, que participa da agência de notícias do colégio, exemplifica o impacto positivo do programa, que visa preparar os alunos para o futuro. Com o ensino médio em tempo integral, o governo federal busca ampliar o acesso e a qualidade da educação, com 1,3 milhão de estudantes beneficiados em todo o país, embora a Bahia ainda esteja abaixo da média nacional em matrículas nessa modalidade.