A Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, localizada em Estação, no Norte do Rio Grande do Sul, reabrirá suas portas na próxima quinta-feira, 17 de outubro, às 7h30, uma semana após um ataque que resultou na morte de um aluno de 9 anos. O ataque ocorreu na terça-feira, 8 de outubro, e deixou também duas crianças feridas e uma professora machucada. A reabertura conta com o apoio do Ministério da Educação e a presença da Brigada Militar para garantir a segurança dos alunos.
O ataque foi perpetrado por um adolescente de 16 anos, que foi apreendido e está cumprindo uma medida sócioeducativa por ato análogo a homicídio e tentativa de homicídio. A Justiça determinou sua internação provisória por 45 dias, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente. Detalhes do caso permanecem em segredo de justiça, devido à idade dos envolvidos.
Durante o ataque, o adolescente, que não possui antecedentes criminais e estava em acompanhamento psiquiátrico, entrou na escola com uma faca e feriu três alunos, além de uma professora que tentou protegê-los. A primeira das crianças feridas recebeu alta no dia seguinte, enquanto a segunda, que sofreu traumatismo cranioencefálico, passou por cirurgia e teve alta no último domingo, 15 de outubro. A comunidade escolar se prepara para o retorno às atividades com um programa de apoio emocional para os alunos.