A deputada Erika Hilton (Psol-SP) afirmou nesta quinta-feira (10.jul.2025) que o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) enfrentará ações judiciais por supostamente ter articulado com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a imposição de tarifas elevadas sobre produtos brasileiros. A declaração foi feita durante um ato da esquerda em São Paulo, onde Hilton criticou a postura do parlamentar e sua família em relação à soberania nacional.
"Eduardo Bolsonaro e a sua família vão ter que prestar contas para a justiça brasileira por atacar a soberania do nosso país. O Brasil não é e não será uma república das bananas!", declarou a deputada, enfatizando a necessidade de defesa dos interesses nacionais.
Além disso, Hilton enviou uma mensagem direta a Trump, afirmando: "O Brasil é dos brasileiros. Donald Trump, os brasileiros são o cão, não mexa com os brasileiros". Durante o mesmo evento, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) também se manifestou, ressaltando que os "verdadeiros patriotas" são aqueles que protestaram contra o Congresso e a tarifa proposta por Trump.
A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros foi anunciada por Trump na quarta-feira (9.jul), com a justificativa de que a medida era uma resposta à "perseguição" ao ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil. Dois dias antes, Trump já havia publicado uma mensagem semelhante em suas redes sociais, gerando repercussão entre os políticos brasileiros.