O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, expressou preocupação ao líder russo, Vladimir Putin, sobre os recentes confrontos armados no sul da Síria, que, segundo ele, ameaçam a paz na região. Em uma conversa telefônica, Erdogan destacou que a situação se agravou após a retirada das forças de segurança sírias da cidade de Sweida, predominantemente drusa, e enfatizou a importância de que Israel respeite a soberania síria.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) reportou que quase 80.000 pessoas foram forçadas a deixar suas casas na província de Sweida desde o início dos confrontos em 13 de julho. Somente no dia 17 de julho, 20.019 indivíduos foram deslocados, refletindo a gravidade da crise humanitária.
Além disso, a OIM alertou que os serviços essenciais na região, como eletricidade e abastecimento de água, colapsaram, enquanto a escassez de combustível complicou ainda mais as operações de evacuação de emergência. A situação em Sweida continua a se deteriorar, exigindo atenção internacional urgente.