Goiânia – Nos primeiros seis meses de 2025, a Equatorial Goiás, em colaboração com as forças policiais, executou 181 operações de fiscalização, resultando na prisão de 103 indivíduos. Esse desempenho representa 63% do total de 290 operações realizadas durante todo o ano de 2024, evidenciando um aumento significativo nas ações voltadas ao combate ao furto de energia, que compromete a segurança da população e o sistema elétrico.
O furto de energia é responsável pela maioria das autuações, com 154 registros em 2025, seguido pelo furto de materiais. A intensificação das operações é resultado da parceria com as superintendências de segurança pública e da colaboração entre a distribuidora, a Polícia Civil e a Polícia Militar. Em Goiânia, foram realizadas 56 ações no primeiro semestre, superando as 71 operações registradas durante todo o ano anterior.
Johnathan Costa, executivo corporativo de segurança empresarial do Grupo Equatorial, destacou que o aumento das operações é fruto de um trabalho de inteligência e da aproximação com os órgãos de segurança. "O combate ao furto de energia é uma das frentes estratégicas da companhia. Nosso objetivo é proteger a população e garantir a regularidade no fornecimento", afirmou.
Além disso, a Equatorial Goiás firmou uma parceria com a Superintendência da Polícia Técnico-Científica de Goiás (SPTC) em maio de 2025, visando fortalecer as investigações sobre o furto de energia. A companhia ressalta a importância da participação da sociedade no combate a esse crime, que pode ser denunciado de forma anônima pela Central de Atendimento 0800 062 0196.