O engajamento nas redes sociais aumentou significativamente após as medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Um levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, realizado entre as 9h de segunda-feira, 21, e o mesmo horário de terça-feira, 22, revelou que postagens contrárias a Bolsonaro e favoráveis ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva dominaram os 'trending topics' do X, plataforma de Elon Musk.
Entre os termos mais mencionados, 'Chuva de Lula' liderou com um milhão de menções, seguido por 'Democracia Sempre' com 411 mil e 'Eduardo Bolsonaro cassado' com 110 mil. Embora a expressão 'Reaja Brasil' tenha alcançado 2 milhões de menções, ela foi a única a representar a direita nos tópicos em alta, evidenciando um engajamento mais robusto da esquerda nas redes sociais.
Além disso, a pesquisa indicou que outros termos como 'Bolsonaro preso amanhã' e 'Vai Xandão' também ganharam destaque, embora não tenham figurado nas primeiras posições. No Google Trends, a palavra 'impeachment' alcançou a 10ª posição nas buscas no Brasil, com mais de 10 mil ocorrências, refletindo o interesse público sobre o tema.
O estudo também analisou a repercussão da decisão de Moraes de bloquear contas e bens do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que reside nos Estados Unidos. O volume de postagens sobre o parlamentar cresceu 67% em comparação a períodos anteriores, com mais de 2 mil buscas pelo seu nome no Google em apenas 13 horas.