As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) de 2025 devem ser realizadas até esta sexta-feira, 11 de agosto. O prazo também se aplica às solicitações de atendimento especializado e ao tratamento por nome social. O exame, que é uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada, será realizado nos dias 23 e 24 de setembro.
Para participar, os interessados devem ter, no mínimo, 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio na data da prova. A inscrição é voluntária e gratuita, sendo realizada pelo responsável pedagógico da unidade prisional ou socioeducativa, que deve utilizar o Sistema PPL do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É importante que o responsável mantenha sigilo sobre as senhas e dados dos participantes.
As provas do Encceja PPL 2025 serão aplicadas nas próprias unidades prisionais, que devem ter autorização dos órgãos competentes e oferecer um ambiente adequado para a realização do exame. O Encceja consiste em quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma redação, avaliando diversas áreas do conhecimento, como ciências, matemática e língua portuguesa, entre outras. Desde 2002, o Inep realiza o Encceja, que serve como referência nacional para a certificação de jovens e adultos que buscam retomar seus estudos.