A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) anunciou, nesta terça-feira (8), a segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025, publicada no Diário Oficial da União. As alterações incluem a modificação na quantidade e na distribuição de vagas, especialmente no bloco temático 1, que abrange seguridade social, saúde, assistência social e previdência.
Entre as principais mudanças, o cargo de assistente social na especialidade 'serviço social' teve seu número de vagas ampliado de 26 para 80, com 52 destinadas à ampla concorrência, 4 para pessoas com deficiência, 20 para pessoas negras, 2 para quilombolas e 2 para indígenas. Por outro lado, o cargo de médico na especialidade de clínica médica viu sua oferta reduzida de 80 para 26 vagas.
O total de vagas do concurso permanece em 3.652, distribuídas entre 32 órgãos da administração pública federal. As retificações também incluem ajustes na distribuição dos pesos dos eixos temáticos e correções nas remunerações, como no caso do cargo de Analista do Seguro Social, cujo salário pode chegar a R$ 9.371,31, conforme a nova atualização.
As inscrições para o certame seguem abertas até o dia 20 de julho, exclusivamente pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso. A primeira retificação, divulgada em 3 de julho, já havia simplificado o processo de isenção da taxa de inscrição para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).