Roberto Giannetti, head de Comércio Exterior do Lide, expressou preocupação com a possível interferência do governo americano em assuntos internos do Brasil durante uma reunião com empresários na última sexta-feira, 18. Em entrevista ao Broadcast, Giannetti destacou que, se a política tarifária de Donald Trump for motivada por questões políticas, as negociações entre os dois países poderão ser inviáveis.
O executivo enfatizou que a discussão política não foi o foco do encontro, que teve como objetivo principal a elaboração de uma 'agenda positiva' a ser apresentada ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Giannetti argumentou que o acirramento do debate político não contribui para soluções econômicas, que devem ser fundamentadas em bases técnicas.
Entre as propostas discutidas na reunião, destacam-se a redução de barreiras tarifárias e não tarifárias com os Estados Unidos, ajustes na seção 301, que abrange questões de inteligência artificial e tecnologia da informação, e um acordo de não tributação de investimentos entre Brasil e EUA. Participaram do encontro empresários de diversos setores, incluindo Henrique Meirelles, Caio Megale e João Doria, entre outros.