Uma empresa do setor metalmecânico decidiu antecipar o envio de uma carga de 48 toneladas de peças para os Estados Unidos, visando evitar a tarifa de 50% que será imposta a produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (25) pela concessionária Aeroportos Brasil, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), de onde a carga será despachada ainda nesta semana.
Inicialmente, a carga, destinada ao setor agro dos Estados Unidos, seria exportada pelo Porto de Santos, mas devido à iminente aplicação da tarifa, a empresa optou por alterar o modal de transporte, realizando o envio por via aérea. A Aeroportos Brasil destacou que este caso é específico e, embora esteja monitorando os impactos, ainda não é possível afirmar que haverá grandes alterações no fluxo de exportações.
A tarifa de 50% foi anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, como parte de uma estratégia de apoio ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que enfrenta acusações de tentativa de golpe e está sob monitoramento judicial. O governo brasileiro, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem se mostrado resistente às exigências dos Estados Unidos, reafirmando a soberania nacional e a independência do Judiciário. Nesta sexta-feira, uma comissão de senadores brasileiros embarcou para os EUA em busca de abrir canais de negociação.