No Centro-Oeste paulista, empreendedores estão cada vez mais utilizando tecnologia para otimizar seus negócios. Em Santa Cruz do Rio Pardo, a fisioterapeuta Karina Asahi Rossler implementou um sistema digital para gerenciar seu estúdio de pilates, facilitando o controle financeiro e o acompanhamento de alunos. Desde o início do ano, Karina tem utilizado aplicativos que melhoraram a eficiência de seu atendimento, refletindo uma tendência crescente na região.
De acordo com uma pesquisa do Sebrae, 76% dos proprietários de pequenos negócios já incorporaram tecnologia em suas operações diárias. O levantamento também revela que 98% dos empreendedores utilizam a internet, com 93% acessando via conexão própria, evidenciando um cenário de conectividade quase universal. A digitalização, segundo a consultora do Sebrae, Patrícia Zuccari, não apenas melhora a gestão, mas também otimiza o atendimento ao cliente, aumentando o faturamento.
Além disso, o Sebrae-SP, em parceria com a Associação Comercial de Assis (Acia), promoverá uma palestra sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no varejo no dia 28 de agosto, às 19h. O evento, que ocorrerá na sede da Acia, faz parte do programa Loja do Futuro, que visa capacitar micro e pequenas empresas do comércio e serviços na adoção de tecnologias inovadoras. As vagas são limitadas e a iniciativa busca auxiliar empresários na transformação digital de seus negócios.