Na manhã desta sexta-feira, 25, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi o cenário de uma emocionante despedida da cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo, 20, em Nova York. Familiares e amigos prestaram homenagens à artista, vestindo roupas brancas em respeito às tradições do Candomblé, religião da qual Preta era devota.
A escolha da cor branca simboliza a reverência a Oxalá, orixá associado à paz e espiritualidade, enquanto a cor amarela, ligada a Oxum, representa a fertilidade e o amor. Entre os presentes estavam o irmão de Preta, José Gil, seu filho Francisco Gil e a namorada dele, Alane Dias, além de amigos como Malu Mader e Jude Paulla, que usaram camisetas com a imagem da cantora.
Após a cerimônia no Theatro, o corpo de Preta Gil seguirá em cortejo para o Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, onde ocorrerá uma segunda cerimônia reservada à família e amigos, conforme o desejo da artista de ser cremado. A cremação está agendada para o período entre 15h e 17h.
Nos últimos dias de vida, Preta Gil manifestou o desejo de retornar ao Brasil, após a confirmação de que não havia mais opções de tratamento para o câncer que enfrentava. Ela chegou a embarcar em uma UTI aérea, mas faleceu antes de chegar ao hospital, aos 50 anos.