A Embraer (EMBR3) anunciou a venda de 45 jatos E195-E2 à Scandinavian Airlines (SAS), com direitos de compra para mais 10 aeronaves, em um negócio avaliado em R$ 21,8 bilhões. O acordo, considerado histórico, foi revelado pela companhia aérea no início deste mês e representa a maior encomenda a um único fabricante desde 1996.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a importância da operação, afirmando que, apesar dos desafios enfrentados pelo comércio internacional, a Embraer continua a expandir seus mercados, gerando emprego e renda.
As primeiras entregas dos jatos estão programadas para o final de 2027, com entregas adicionais ao longo de quatro anos. O E195-E2 é projetado para operar com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF) e é certificado para voar com misturas de até 50% desse combustível, alinhando-se às metas de sustentabilidade da SAS.
Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, afirmou que o E195-E2 é uma aeronave inovadora em eficiência e conforto, e que desempenhará um papel fundamental na estratégia de renovação e expansão da frota da SAS, contribuindo para o crescimento da companhia a partir de seu hub global em Copenhague, Dinamarca.