A Assessoria de Imprensa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil manifestou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quarta-feira (9). A declaração reforça as recentes críticas do presidente americano, Donald Trump, que tem defendido publicamente seu aliado brasileiro em sua rede social, Truth Social.
Na nota, a embaixada afirma que "Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos" e classifica a perseguição política contra o ex-presidente e seus apoiadores como "vergonhosa" e desrespeitosa às tradições democráticas do Brasil. A declaração ocorre em um momento em que Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente liderar uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Trump, que já havia criticado as investigações contra Bolsonaro, reiterou sua posição na segunda-feira (7), chamando as ações judiciais de "ataques políticos". Em nova postagem nesta quarta, ele pediu que deixassem o "Grande ex-presidente do Brasil em paz", referindo-se à situação como uma "caça às bruxas".
A pressão pública de Trump e o apoio da representação diplomática dos EUA são vistos como uma estratégia por aliados de Bolsonaro, que esperam que a repercussão internacional possa influenciar o desenrolar do caso e evitar uma possível condenação.