O empresário Elon Musk anunciou, neste sábado (5 de julho de 2025), a criação do Partido América, uma nova organização política nos Estados Unidos. O anúncio foi feito em sua rede social, um dia após a realização de uma enquete que indicou que cerca de dois terços dos participantes apoiavam a iniciativa.
Musk, conhecido por sua atuação à frente da Tesla e SpaceX, afirmou que o novo partido visa combater o que considera um sistema de partido único que tem levado o país à corrupção e ao desperdício. "Hoje, o Partido América é formado para devolver a sua liberdade", declarou o empresário em sua postagem.
Até o momento, não foram revelados detalhes sobre a estrutura do partido ou seu programa político, nem quem serão os principais integrantes além de Musk. O empresário também mencionou a intenção de lançar candidatos pelo Partido América nas eleições legislativas de meio de mandato previstas para o próximo ano, desafiando o domínio dos tradicionais Partido Democrata e Partido Republicano, este último liderado pelo atual presidente Donald Trump.