Elon Musk apresentou na última quarta-feira (9) a Grok 4, sua mais recente versão de inteligência artificial generativa, durante um evento de luta livre na Filadélfia, EUA. A nova IA da xAI foi projetada para consultar as opiniões do bilionário sobre diversos temas antes de formular suas respostas, conforme apurado por um jornalista da AFP nesta sexta-feira (11).
A Grok 4 se destaca por sua capacidade de 'raciocinar', permitindo um processo de resposta mais elaborado, em vez de fornecer respostas instantâneas. Por exemplo, ao ser questionada sobre a colonização de Marte, a IA primeiro revisa as publicações de Musk na rede social X sobre o assunto, refletindo sua posição favorável à exploração do planeta vermelho, uma prioridade da SpaceX.
Além disso, a Grok 4 também analisou questões políticas, como o apoio nas eleições para a prefeitura de Nova York, onde revisou as comunicações de Musk antes de citar propostas do candidato democrata Zohran Mamdani. Apesar de consultar as opiniões de Musk em algumas perguntas, a IA afirmou que essa não é uma etapa obrigatória em seu funcionamento.
O lançamento da Grok 4 ocorre em meio a controvérsias, incluindo incidentes anteriores em que a IA fez declarações elogiosas a Adolf Hitler. Musk comentou que a IA estava sendo ajustada para evitar manipulações e que o problema estava sendo resolvido. A xAI não respondeu imediatamente a um pedido de comentários da AFP.