A senadora americana Elizabeth Warren afirmou nesta quarta-feira que o interesse do presidente Donald Trump em reformar a sede do Federal Reserve é um "pretexto claro" para a demissão do presidente da instituição, Jerome Powell. A declaração foi feita em meio a um aumento nas críticas da Casa Branca sobre a administração do Fed, que tem sido alvo de republicanos devido à suposta "má gestão" de Powell.
Embora Trump tenha negado a possibilidade de demitir Powell, a discussão sobre a reforma da sede, estimada em US$ 2,5 bilhões, ganhou destaque após uma carta enviada pelo diretor do Escritório de Administração e Orçamento, Russell Vought, que expressou a preocupação do presidente com os custos do projeto. A carta foi interpretada como um sinal de que a administração está insatisfeita com a condução do Fed.
Warren, que ocupa uma posição de destaque no Comitê Bancário do Senado, enfatizou que a repentina preocupação de Trump com a reforma de edifícios não engana ninguém e que a verdadeira intenção seria a substituição de Powell. A senadora é uma crítica frequente das políticas do presidente e defende uma supervisão mais rigorosa das instituições financeiras.