Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16), revela uma mudança significativa na postura do eleitorado de direita em relação ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O estudo mostra que, mesmo entre os bolsonaristas, há uma crescente desaprovação às sobretaxas de até 50% sobre produtos brasileiros, com 48% dos apoiadores de Jair Bolsonaro criticando a medida. Entre os eleitores que se identificam com a direita, mas não se consideram bolsonaristas, essa desaprovação chega a 52%.
A pesquisa também indica que 74% dos bolsonaristas e 84% da amostra nacional defendem uma união entre governo e oposição para enfrentar a crise comercial. A posição do eleitorado se intensifica em meio a um clima de tensão entre os presidentes Lula e Trump, com Lula chamando a tarifa de "desrespeitosa" e o governo brasileiro sancionando a Lei da Reciprocidade, que permite a adoção de medidas equivalentes contra países que impuserem barreiras comerciais ao Brasil.
Além disso, 72% dos brasileiros consideram errado que Trump vincule a sobretaxa ao julgamento de Bolsonaro, e 79% acreditam que as tarifas terão um impacto negativo em suas vidas. A pesquisa, que ouviu 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho em 120 municípios, apresenta uma margem de erro que varia de dois a seis pontos percentuais, dependendo do segmento analisado.