Neste domingo (6), quase 7 mil eleitores de Bandeirantes (MS) irão às urnas para escolher o novo prefeito e vice-prefeito da cidade. A votação será realizada das 7h às 16h nos mesmos locais utilizados nas eleições regulares. A necessidade de novas eleições se deve à inelegibilidade do candidato mais votado em 2024, Álvaro Urt (PSDB), que foi considerado inelegível por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Álvaro Urt, que obteve 38% dos votos nas eleições anteriores, enfrentou problemas legais que resultaram em sua inelegibilidade. Ele havia sido cassado em 2020 pela Câmara Municipal e, apesar de ter disputado e vencido as eleições em 2024 com uma liminar que o tornava elegível, a decisão do TSE reverteu essa situação. O ex-juiz do TRE, Elton Luis Nasser, explicou que as eleições suplementares são necessárias para garantir que a população tenha um prefeito escolhido.
A totalização dos votos ocorrerá no cartório da 34ª Zona Eleitoral, e os resultados serão divulgados em tempo real pelo site e aplicativo Resultados. Estão mobilizados 92 mesários e 36 colaboradores para garantir a realização do pleito. A posse do novo prefeito está marcada para o dia 1° de agosto, enquanto Marcelo Abdo (PP), presidente da Câmara, assume interinamente a prefeitura até a nova eleição.