Um elefante-marinho-do-sul foi avistado na manhã deste sábado (26) na orla de Piratininga, em Niterói, surpreendendo os frequentadores da praia. O mamífero, que estava descansando sobre as pedras, mobilizou equipes da Guarda Ambiental e da empresa de monitoramento EcoNservation, que isolaram a área em um raio de 40 metros para garantir a segurança do animal e dos banhistas.
A presença do elefante-marinho nesta época do ano é considerada normal, uma vez que jovens da Patagônia costumam se afastar de suas colônias em busca de alimento ou descanso durante o inverno no Hemisfério Sul. De acordo com o veterinário Diogo Cristo, o animal avistado pesa entre 3 e 4 toneladas e já está sendo monitorado desde sua aparição na região de Jaconé, em Maricá.
Jociley Neves, coordenador da Guarda Ambiental de Niterói, destacou a importância do isolamento da área para garantir o retorno seguro do elefante-marinho ao seu habitat natural. Veterinários estão avaliando a saúde do animal, que poderá seguir seu caminho assim que estiver em condições adequadas. A espécie Mirounga leonina pode atingir até 6 metros de comprimento e pesar mais de 3 toneladas.
A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal orienta a população a acionar o telefone 153 do CISP ao avistar animais silvestres, ressaltando que é fundamental não tentar tocar ou alimentar os animais. Os procedimentos de resgate seguem protocolos específicos e podem incluir encaminhamentos a centros especializados, se necessário.