Duas turistas, identificadas como Easton Janet Taylor, de 68 anos, do Reino Unido, e Alison Jean Taylor, de 67 anos, da Nova Zelândia, foram mortas por uma elefanta nesta quinta-feira, 3, enquanto participavam de um safári a pé no Parque Nacional South Luangwa, localizado no leste da Zâmbia. O incidente ocorreu a cerca de 600 quilômetros da capital, Lusaka, e foi confirmado pelo Comissário de Polícia da Província Oriental, Robertson Mweemba.
As vítimas foram atacadas pela elefanta que estava acompanhada de um filhote. De acordo com a polícia, os guias de safári presentes no local dispararam tiros contra o animal na tentativa de evitar o ataque, mas não conseguiram salvar as turistas, que morreram no local. A elefanta foi ferida pelos disparos, mas continuou a agir de forma agressiva.
Este trágico evento destaca o comportamento protetor das elefantas fêmeas em relação a seus filhotes, que podem se tornar agressivas diante do que consideram ameaças. O caso se soma a outros incidentes semelhantes, incluindo a morte de duas turistas americanas em situações separadas no ano passado, também envolvendo ataques de elefantes na Zâmbia.