A Electrolux, fabricante sueca de eletrodomésticos, anunciou nesta sexta-feira, 18, que obteve lucro líquido de 178 milhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 18,2 milhões) no segundo trimestre de 2023. Apesar de retornar ao lucro, o desempenho ficou aquém das expectativas do mercado, que previa um ganho de 266 milhões de coroas. No mesmo período do ano anterior, a empresa havia registrado um prejuízo de 80 milhões de coroas.
As vendas trimestrais da Electrolux totalizaram 31,28 bilhões de coroas, também abaixo da projeção de analistas, que era de 31,61 bilhões de coroas. As preocupações com a inflação nos Estados Unidos, ligadas à política tarifária do governo Trump, têm impactado a confiança do consumidor e, consequentemente, os resultados da empresa.
Apesar dos números abaixo do esperado, a Electrolux manteve sua perspectiva de mercado e de negócios inalterada. A empresa reafirmou sua estratégia de compensar os aumentos de custos relacionados a tarifas na América do Norte por meio de ajustes nos preços de seus produtos.