O jornalista Edward Luce, editor e colunista do Financial Times, publicou um artigo nesta terça-feira (22) intitulado "Trump, Imperador do Brasil", onde critica a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 9 de julho. Luce argumenta que essa medida prejudica as exportações do agronegócio brasileiro e pode fortalecer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em meio a uma crise de popularidade enfrentada por ele desde 2024.
No artigo, Luce destaca que ataques de uma superpotência à economia nacional tendem a unir os eleitores em torno da bandeira nacional. Ele menciona que a tentativa de ingerência no processo penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe no Supremo Tribunal Federal (STF), é um exemplo do ímpeto "imperial" da política comercial de Trump. O colunista critica ainda a revogação de vistos de ministros do STF, anunciada pelo Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
Luce também faz um paralelo entre Trump e Bolsonaro, ressaltando que, enquanto o ex-presidente brasileiro está sendo responsabilizado por suas ações, o republicano não enfrentou consequências legais pela invasão do Congresso americano em 6 de janeiro de 2021. Ele elogia as instituições brasileiras e afirma que, atualmente, Brasília e Ottawa são os faróis da democracia liberal no hemisfério, enquanto Washington se encontra fora desse contexto.