A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina iniciou uma série de capacitações em todo o estado com o objetivo de aprimorar a gestão dos recursos nas escolas. A equipe da Diretoria de Finanças (DIAF) está treinando servidores sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina (CPESC), iniciativas que visam melhorar a infraestrutura e a autogestão nas instituições de ensino.
Com mais de 99% das escolas estaduais atendidas pelo PDDE, Santa Catarina se destaca como o estado com o maior índice de adesão ao programa no Brasil. Essa performance levou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a escolher o estado como modelo para outros, visando aumentar a adesão em todo o país. A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, enfatizou a importância da capacitação contínua dos servidores e a colaboração entre as escolas e a SED.
Em junho, a equipe da DIAF se reuniu com técnicas do FNDE para discutir estratégias que visam alcançar 100% de adesão das unidades escolares ao PDDE. Como resultado dessa parceria, Santa Catarina deve receber um incremento de mais de R$ 200 mil em recursos diretos para as escolas. Anualmente, o estado capta mais de R$ 30 milhões por meio do PDDE, que são destinados às unidades escolares para promover melhorias significativas na educação.