O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que não haverá recuo na decisão dos Estados Unidos de taxar produtos brasileiros em 50%. A declaração foi feita durante sua participação no podcast Inteligência Ltda, na noite de segunda-feira, 21. Segundo o parlamentar, a única forma de iniciar uma mesa de negociação seria se o Brasil tomasse um "primeiro passo" em relação aos pontos mencionados na carta enviada pelo presidente Donald Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A carta, que anunciou o aumento das tarifas a partir de 1º de agosto, também criticou o tratamento dado a Bolsonaro, que é réu por tentativa de golpe no Supremo Tribunal Federal (STF). Eduardo Bolsonaro sugeriu que a solução passaria pela votação de uma anistia no Congresso, afirmando que a missão de senadores que viajarão aos EUA para negociar a tarifa está "fadada ao fracasso".
Além disso, o deputado comentou sobre a possibilidade de prisão de seu pai, Jair Bolsonaro, que teve medidas cautelares decretadas pelo ministro Alexandre de Moraes. Eduardo declarou estar disposto a ir até as últimas consequências, afirmando que sua conduta não mudará, independentemente das ações contra seu pai.