O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou nesta segunda-feira, 21, que não está buscando uma candidatura à presidência nas eleições de 2026. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ele enfatizou seu desejo de ver justiça e instou o Congresso a votar pela anistia, sugerindo que essa ação poderia levar à retirada da sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelos Estados Unidos.
Autoexilado nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro argumenta que uma anistia 'ampla, geral e irrestrita' é a única solução viável para reverter a tarifa elevada, que foi mencionada em uma carta do presidente americano Donald Trump. Na mesma correspondência, Trump criticou o julgamento de Jair Bolsonaro, pai do deputado, afirmando que se trata de uma 'caça às bruxas' que deve ser encerrada imediatamente.
Embora Eduardo tenha sido considerado um potencial candidato à presidência, especialmente após seu pai ser declarado inelegível até 2030, ele reafirmou que sua prioridade não é a candidatura. Recentemente, ele havia indicado que aceitaria concorrer em 2026, caso recebesse o apoio de Jair Bolsonaro. A licença parlamentar que o deputado obteve para permanecer nos Estados Unidos expirou no último domingo, 20, mas ele não planeja retornar ao Brasil, o que pode impactar seu mandato, embora essa estratégia o mantenha elegível para futuras eleições.