O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou nesta terça-feira (22) que a missão de senadores que viajarão aos Estados Unidos para negociar a revogação da tarifa de 50% imposta por Donald Trump a produtos brasileiros está "fadada ao fracasso". A comitiva, composta por oito senadores, tem como objetivo reverter a medida que, segundo Bolsonaro, é uma resposta à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Eduardo Bolsonaro argumentou que a única forma de reverter a tarifa seria por meio de uma anistia "ampla, geral e irrestrita" aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele criticou a missão diplomática, afirmando que é uma "iniciativa parlamentar que visa adiar o enfrentamento dos problemas reais".
O deputado, que se encontra autoexilado nos Estados Unidos desde março, também fez críticas à presença de senadores ligados ao governo Lula na comitiva, ressaltando que isso agrava o constrangimento da situação. Eduardo Bolsonaro, que teve sua licença parlamentar encerrada no último domingo (20), pretende permanecer nos EUA até perder o mandato e já se reuniu com autoridades americanas durante sua estadia.