O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) manifestou críticas aos governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Ratinho Júnior (Paraná) por não abordarem a questão da anistia durante suas falas sobre o tarifaço imposto pelos Estados Unidos, em evento realizado no último sábado (26) na Expert XP. Em uma postagem no X (antigo Twitter) neste domingo (27), o parlamentar afirmou que a omissão dos governadores prolonga o sofrimento de quem eles dizem defender.
Durante o evento, Tarcísio de Freitas mencionou que está em diálogo com empresários e autoridades para tentar reverter a tarifa de 50% aplicada aos produtos brasileiros, mas não fez referência à anistia. O governador alertou que o Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo pode sofrer uma queda entre 0,3% e 2,7% devido à medida. Já Ratinho Júnior defendeu a necessidade de uma negociação com os Estados Unidos, seguindo o exemplo de outros países.
Eduardo Bolsonaro já havia criticado Tarcísio anteriormente, acusando-o de uma postura conciliatória que enfraquece a pressão por uma anistia ampla aos acusados de tentativa de golpe. O deputado também contestou Ratinho Júnior, que afirmou que a relação comercial com os EUA é mais importante que a figura de Jair Bolsonaro, destacando que ignorar a situação atual não resolverá os problemas enfrentados pelo Brasil.