O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) manifestou críticas aos governadores Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Ratinho Júnior, do Paraná, por não defenderem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação às tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. As declarações ocorreram durante um evento da XP Investimentos, realizado no último sábado (26) em São Paulo, onde ambos os governadores discutiram os impactos econômicos das tarifas sobre produtos brasileiros.
Tarcísio de Freitas alertou sobre possíveis perdas para a economia paulista, caso a taxa de 50% sobre importações se concretize, afirmando que isso teria um "efeito maléfico" sobre as empresas. Ele enfatizou a necessidade de uma abordagem madura para evitar consequências negativas para o Brasil.
Em resposta, Eduardo Bolsonaro utilizou a plataforma X no domingo (27) para criticar a postura dos governadores, sugerindo que era hora de "tirar os adultos da sala". Ele também contestou Ratinho Júnior, que afirmou que a relação entre Brasil e Estados Unidos não deveria ser centrada em Bolsonaro, argumentando que o ex-presidente foi, na verdade, um fator relevante nas interações entre os dois países, conforme evidenciado por declarações de Trump em apoio a Bolsonaro e seus apoiadores.