O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou nesta segunda-feira, 14, em entrevista à Coluna do Estadão, que a negociação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, é considerada por ele como 'quase um milagre'. Eduardo destacou que, sem recursos financeiros ou apoio partidário, conseguiu trazer à tona a questão que possibilita a esperança de que Jair Bolsonaro não seja condenado e possa concorrer novamente à presidência.
A declaração ocorre em meio a um contexto tenso, após Trump anunciar, em 9 de julho, tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil, justificando a medida como uma resposta ao tratamento que o Brasil tem dado ao ex-presidente Bolsonaro e a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que afetam empresas de tecnologia americanas. Trump criticou a situação, afirmando que o julgamento do ex-presidente é uma 'caça às bruxas' que deve ser encerrada imediatamente.
Além disso, Eduardo Bolsonaro revelou que abrirá mão de seu mandato na Câmara dos Deputados, já que não pode prorrogar sua licença, que termina no próximo domingo, 20. Desde março, ele reside nos Estados Unidos, onde pretende se dedicar a combater ameaças à liberdade de expressão no Brasil.