O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo em seu perfil no Instagram na última quinta-feira, 10, onde fez ameaças ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente nos Estados Unidos, o parlamentar desafiou Moraes a incluir o presidente dos EUA, Donald Trump, no inquérito das fake news, questionando por que o magistrado não adotou a mesma postura em relação ao líder americano.
No vídeo, Eduardo Bolsonaro disparou críticas ao ministro, chamando-o de "frouxo" e insinuando que ele estaria com medo de Trump. O deputado afirmou que Moraes deveria tratar o ex-presidente dos EUA da mesma forma que tratou brasileiros, como ele e outros aliados, que enfrentam investigações. Além disso, fez referência à lei Magnitsky, que permite sanções a autoridades estrangeiras por violação de direitos humanos, sugerindo que a aplicação dessa lei poderia afetar Moraes e sua família.
Eduardo Bolsonaro está sendo investigado por supostamente tentar instigar o governo americano a impor sanções contra autoridades brasileiras, incluindo Moraes. O deputado se auto exilou nos EUA e, de lá, tem solicitado intervenções para que os condenados pelos eventos de 8 de janeiro recebam anistia. Até o fechamento desta matéria, o ministro Alexandre de Moraes não havia se manifestado sobre as declarações do parlamentar.