O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) expressou, nesta quarta-feira (9), seu agradecimento ao congressista norte-americano Cory Mills, aliado do Partido Republicano, por sua defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração de Eduardo foi uma resposta a uma postagem de Mills na rede X, onde o congressista compartilhou uma declaração do ex-presidente Donald Trump, que pediu que 'deixem Bolsonaro em paz'.
Eduardo Bolsonaro afirmou que os 'brasileiros são gratos' ao apoio de Mills, que, em tom solidário, destacou que Trump 'não é estranho a perseguições políticas'. O apoio de Trump, publicado na última segunda-feira (7) na rede Truth Social, classificou o processo judicial contra Jair Bolsonaro como uma 'caça às bruxas' e afirmou que está acompanhando o caso 'muito de perto'.
Jair Bolsonaro é réu no STF por tentativa de golpe de Estado e está inelegível até 2030, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral. A manifestação de Trump ocorre em um contexto de crescente tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, com republicanos pressionando a Casa Branca a responder a decisões do Judiciário brasileiro. Eduardo Bolsonaro também relembrou questionamentos de Mills sobre a possibilidade de sanções ao ministro Moraes, com base na Lei Magnitsky, que poderia impactar diretamente a atuação do ministro no exterior.