Edith Chapin, editora-chefe e diretora interina de conteúdo da NPR (National Public Radio), anunciou nesta terça-feira (22 de julho de 2025) sua decisão de deixar a emissora pública norte-americana. A executiva permanecerá na organização até setembro ou outubro deste ano, conforme comunicado divulgado pela própria NPR.
Chapin informou à CEO da NPR, Katherine Maher, sobre sua intenção de se desligar há cerca de duas semanas. Em sua declaração, a executiva ressaltou que a decisão é de caráter pessoal e não está relacionada à recente votação do Congresso dos EUA que visa eliminar o financiamento federal para a radiodifusão pública.
A saída de Chapin ocorre em um momento crítico para a NPR, que enfrenta a possibilidade de cortes em seu financiamento federal, programados para entrar em vigor em 1º de outubro, início do próximo ano fiscal. Embora a NPR receba menos de 2% de seu orçamento de fontes federais, as estações afiliadas, que dependem desse financiamento para até 50% de suas receitas, podem ser severamente impactadas.
Para mitigar os efeitos dos cortes, a NPR planeja reduzir seu orçamento operacional em US$ 8 milhões no próximo ano, com o objetivo de oferecer alívio financeiro às estações mais afetadas. Chapin reconheceu a delicadeza do momento, afirmando que "nunca é um bom momento" para deixar a organização, mas que sentia a necessidade de tomar essa decisão.