O presidente eleito do PT, Edinho Silva, afirmou que a recente crise tributária, envolvendo o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e as declarações do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, possibilitaram um diálogo inédito entre o governo Lula e parte do eleitorado de Jair Bolsonaro. As declarações foram feitas em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta quarta-feira (23.jul.2025).
Edinho destacou que a discussão sobre justiça tributária reacendeu o interesse da população, afirmando que o governo deve buscar atrair eleitores que votaram em Bolsonaro por motivos conjunturais, e não ideológicos. "As entregas do governo não mexeram na opinião pública, mas o debate sobre o modelo de sociedade mexe", disse, referindo-se à recente derrubada do aumento do IOF pelo Congresso.
O ex-prefeito de Araraquara criticou a postura do Congresso ao desconsiderar a possibilidade de diálogo com o Executivo, afirmando que houve um "erro grande de leitura" ao acreditar que o governo não reagiria à derrota. Após a derrubada do aumento do IOF, o governo Lula recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde o ministro Alexandre de Moraes decidiu manter a maior parte do decreto, exceto a cobrança do risco sacado.