A concessionária Ecovias 101, responsável pela administração da BR-101 no Espírito Santo, divulgou um pacote de obras após vencer o leilão de concessão em junho de 2023. As intervenções incluem a construção de faixas adicionais, passarelas para pedestres, pontos de ônibus e a continuidade da duplicação de 172 quilômetros da rodovia. O novo contrato, que terá início em 2025 e se estenderá até 2048, priorizará obras já licenciadas nos primeiros três anos, como os contornos de Ibiraçu e Fundão.
Entre as principais melhorias, estão previstas 33,58 km de vias marginais em municípios como Serra, Cariacica e Viana, além de 40 passarelas em locais estratégicos para aumentar a segurança dos pedestres. Também serão construídas interseções em desnível em Conceição da Barra, Jaguaré e João Neiva, visando melhorar o fluxo de tráfego.
A Ecovias 101 planeja ainda a instalação de 34 passagens para animais silvestres, com o objetivo de reduzir atropelamentos, e a criação de 75 novos pontos de ônibus. Mudanças na cobrança do pedágio também estão previstas, com isenção para motociclistas e descontos para pagamentos eletrônicos. A concessionária está realizando estudos de tráfego para definir os locais exatos das obras e melhorias ao longo da rodovia.